A Fruticultura é uma área na qual o Brasil se destaca, de acordo com a CNA, o país é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, ficando atrás apenas de China e Índia,
evidenciando a importância do setor para a economia brasileira.

No mundo todo a produção de fruticultura vem aumentando, bem como o interesse das pessoas em consumir mais.  Seguindo a tendência mundial de conscientização em relação à necessidade de possuir uma dieta balanceada, incluindo o consumo de frutas frescas, para se alcançar uma vida saudável. Projeções da ONU para agricultura e alimentação indicam que o consumo per capita de frutas, no Brasil e no mundo, deve continuar crescendo. A possível melhora da economia do país também pode contribuir para aumentar o poder de compra dos brasileiros, aumentando também o consumo no geral.

fruticultura

Fonte: Internet

A produção frutífera tem superado os 40 milhões de toneladas nos últimos anos no Brasil. A parte agrícola da fruticultura abrange em torno de 3 milhões de hectares, gerando pelo menos 6 milhões de empregos diretos. O país foca a sua produção no mercado interno, exportando apenas cerca de 3% das frutas que produz. Segundo a Agência Brasil: “Em dezembro do ano passado, a Abrafrutas e a Agência de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) assinaram convênio para a promoção de ações com o objetivo de aumentar as exportações de frutas. O acordo foi firmado há dois anos, e a meta é que as exportações de frutas brasileiras alcancem a marca recorde de US$ 1 bilhão até o fim de 2019. Com a ajuda da Apex, os produtores vão participar de feiras e missões e visitar outros países.”

O Brasil possui uma grande diversidade na produção de frutas, já que as lavouras estão espalhadas por todas as regiões do país. Entre as inúmeras variedades produzidas, merecem destaque: abacaxi, melancia e melão, que são classificados como lavouras temporárias (novo plantio após a colheita), e laranja, banana, coco-da-baía, limão, maçã, mamão, manga e uva, consideradas lavouras permanentes (colheitas sucessivas sem necessidade de novo plantio).

O hábito de ingerir frutas traz inúmeros benefícios à saúde, pessoas que comem mais frutas e legumes como parte de uma dieta saudável tendem a ter um risco menor de contrair algumas doenças, sendo que a maioria das frutas são naturalmente pobres em gordura, sódio, calorias e não possuem colesterol.

 

 

(Fontes: Agro Mundi / Agência Brasil)

 

 

 

 

Compartilhe esse post!