Brasil tem negociações adiantadas de acordos comerciais com Canadá, Cingapura e Coreia do Sul, diz ministra.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta terça-feira (27) que o Brasil está próximo de fechar acordos comerciais com Canadá, Cingapura e Coreia do Sul, e que eles serão “muito interessantes” para a agropecuária.

“Nós temos o acordo com o Canadá, que está bem adiantado. Temos o acordo de Cingapura, que também pode ser que consigamos fechar esse ano. Temos um acordo com a Coreia do Sul, que também vai bem adiantado”, disse Tereza, em São Paulo. Sem entrar em detalhes a respeito da dimensão dos pactos e quais produtos serão beneficiados.

A ministra, que discursou em um evento do setor de suínos e aves, comemorou o acordo comercial entre Mercosul e Associação Europeia de Livre Comércio (Efta, na sigla em inglês), apesar de “toda essa polêmica que nós estamos vivendo”.

O pacto que envolve Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein foi anunciado na semana passada. Enquanto isso, o Brasil recebia críticas de outros países europeus por conta das queimadas na região amazônica.

“O Brasil é uma grande potência de produção de alimentos, mas é também uma grande potência do meio ambiente. Não é porque poucos criam esses problemas, essas mazelas que hoje nós vemos que nós vamos esmorecer”, disse a ministra. A mesma não respondeu a perguntas sobre a possível recusa do governo aos US$ 20 milhões oferecidos pelo G7 para a ajudar na Amazônia.

Ministra afirma, Brasil “precisa de juízo”

Tereza afirmou ainda que o Ministério da Agricultura tem “carta branca” do presidente Jair Bolsonaro para buscar novos mercados e pediu união do setor.

No final do discurso, a ministra disse que o Brasil “precisa de juízo” para conquistar novos mercados, sem especificar de quem seria esse juízo.

“Juízo, sim, para alcançar muito mais países no mundo com nosso produto de qualidade. Com segurança e colocando alimento, que é uma das vocações que o Brasil tem. Nós temos competência, nós temos gente, nós temos genética, o Brasil tem tudo”, completou a ministra.

Fonte:
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2019/08/27/brasil-tem-negociacoes-adiantadas-de-acordos-comerciais-com-canada-cingapura-e-coreia-do-sul-diz-ministra.ghtml

Compartilhe esse post!